África
Ciclone Chido faz 94 mortos em Moçambique
O Instituto Nacional de Gestão de Riscos e Desastres (INGD) informou que o Ciclone Chido, que atingiu a costa de Moçambique na semana passada fez 94 mortos.
Devido a sua poderosa tempestade, o ciclone feriu 768 pessoas, afectou mais de 622.000, e deixou um rastro de destruição nas províncias do Norte.
O ciclone atingiu Moçambique a 15 de Dezembro nas primeiras horas, com ventos que alcançaram os 260km/h (160 mph) e 250 mm de chuva.
A primeira província a ser atingida foi Cabo Delgado e a seguir deslocou-se para o interior de Niassa e Nampula, que são regiões habitualmente atingidas por ciclones.
Os danos causados pelo ciclone, afectaram severamente as áreas da saúde e educação que já são sectores com bastante fragilidade em Moçambique.
As escolas sofreram danos significativos afectando mais de 109.000 alunos, 52 unidades de saúde ficaram inoperantes, e os serviços médicos essências foram cortados.
Antes de passar por Moçambique o Ciclone já havia atingido, Mayotte, o território do Oceano Indico, Malawi e Zimbabue, Mayotte foi a zona que experimentou a pior tempestade em 90 anos, enquanto que Moçambique continua a enfrentar uma crise agravada pelas mudanças climáticas.