Luto
Chuvas torrenciais fazem 42 mortos em Kinshasa
Pelo menos 42 pessoas morreram na manhã de segunda-feira devido às chuvas torrenciais que caíram na capital da República Democrática do Congo (RDCongo), Kinshasa, segundo as autoridades.
“Só em Ngaliema contabilizamos mais de 40 mortos em consequência desta chuva que caiu na cidade de Kinshasa”, disse o presidente daquela comuna da capital, Mayibanzi Ilunga, que estimou o total de vítimas mortais em pelo menos 42.
“Há estragos em praticamente todos os bairros da minha comuna, principalmente os localizados nas margens do rio (Congo), porque as águas transbordaram”, acrescentou.
O dirigente autárquico disse ainda que foram registados desabamentos de edifícios.
“Vários corpos foram encontrados sob os escombros”, afirmou.
Entre os maiores prejuízos materiais causados ??pelas fortes chuvas está também o bloqueio da principal via rápida número 1 na zona do troço Matadi Mayo, nos arredores da capital, a caminho da província do Congo Central.
As autoridades provinciais civis e policiais, incluindo o governador da cidade de Kinshasa, foram mobilizadas para inspecionar os destroços.
A cidade, que tem mais de 15 milhões de habitantes, situa-se ao longo da margem sul do rio Congo, o segundo mais comprido do continente africano depois do Nilo.