Connect with us

Sociedade

Chuvas: Governo do Bengo vai receber incremento orçamental para acudir desalojados

Published

on

O Governo da Província do Bengo poderá receber, nos próximos dias, um incremento orçamental para acudir as inundações do município do Dande, provocadas pelas chuvas de Novembro de 2023 a Março de 2024.

A informação foi avançada pelo director do gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Governo provincial, Belarmino Matos, que falava esta quarta-feira à margem da primeira reunião do Conselho Provincial de Auscultação das Comunidades, orientada pela governadora Maria Nelumba.

Neste momento, mais de 37 mil pessoas na província do Bengo estão desalojadas por causa do desabamento de quatro mil casas em consequência da chuva que continua a cair naquela região.

Mortes em Benguela 

Cerca de quatro pessoas morreram na província de Benguela, devido a um deslizamento de terra provocado pelas fortes chuvas que caíram no município da Ganda esta quarta-feira.

A informação foi prestada pelo Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, que avança que dois casebres de pau-a-pique desabaram na aldeia de Hetala, na montanha de Tchicuta.

Por conta do deslizamento de terra, quatro pessoas com idades compreendidas entre os 03, 05 e 49 anos acabaram por falecer.

Chuvas no Zaire 

Cerca de 200 famílias estão ao relento na província do Zaire em consequência das fortes chuvas que caem no município do Cuimba. O fenómeno natural, acompanhado de ventos fortes, provocou o desabamento de 39 residências.