Sociedade
Chuvas afectam mais de 700 pessoas em Menongue
Cerca de 160 famílias, mais de 700 pessoas foram afectadas pelas chuvas das últimas 24 horas, em Menongue, no Cuando Cubango.
A informação foi avançada pelo porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros no Cuando Cubango, Albano Cutarica, tendo adiantado que já foram realojadas 100 pessoas pela Comissão Municipal.
O porta-voz avançou, por outro lado, que as 100 pessoas foram realojadas provisoriamente no Centro de Assistência à Pessoa Idosa “Cambinda Calilo”, enquanto a coordenação da Comissão Municipal de Protecção Civil de Menongue cria condições para o realojamento definitivo.
Dados provisórios, segundo Albano Cutarica, indicam que os prejuízos das últimas chuvas, na cidade de Menongue e bairros periféricos, estão estimados em mais de 100 milhões de kwanzas.
Segundo o porta-voz, os prejuízos são decorrentes da destruição de bens alimentares, industriais, utensílios de cozinha, entre outros, em casas inundadas, por conta da chuva intensa acompanhada de fortes ventos.
Albano Cutarica referiu que o transbordo do rio Lahuca provocou, igualmente, inundação a oito residências, a eclosão de 10 ravinas no bairro Castilho, que ameaçam destruir casas próximas, mas que a coordenação de Protecção Civil de Menongue assegurou uma intervenção atempada.