Connect with us

Sociedade

Chineses detidos por exploração ilegal de madeira na província do Moxico

Três cidadãos chineses foram detidos por exploração ilegal de madeira no município dos Luchazes, província do Moxico

Redação

Published

on

- 0462e1635 cd5a 4ff8 bffa 05a6f4d562dc r NjQweDM0NQ - Chineses detidos por exploração ilegal de madeira na província do Moxico

Quatrocentos metros cúbicos de madeira “Mussivi” em toro, explorados e transportados de forma ilegal, foram apreendidos no último fim-de-semana, pela Policia Nacional (PN), num estaleiro de uma empresa chinesa, localizada no município dos Luchazes, província do Moxico.

Em declaração hoje, à Angop, o porta-voz da PN no Moxico, inspector-chefe Alberto Pacheco, explicou que, no local, a polícia apreendeu igualmente 83 lâminas de máquina de serração e quatro tractores de carga que serviam de apoio à exploração ilegal.

Apontou que a empresa localizada nas proximidades da nascente do rio Lubia, 70 quilómetros a norte da sede municipal (Cangamba), tinha também em sua posse três tractores carregadores, igual número de pneus de tractores, dois geradores industriais e duas máquinas de serração que já estão sob controlo da PN.

O porta-voz informou que na mesma operação as forças policiais detiveram igualmente, três cidadãos de nacionalidade chinesa que geriam a empresa.

Explicou que da madeira apreendida, 236 toros estavam enterrados no solo, 152 ao relento e 12 toros por cima de um tractor, enquanto 42 metros cúbicos de madeira cerrada também estavam ao ar livre.

O inspector-chefe disse que as autoridades policiais não conseguiram desenterrar outra madeira em três outros “esconderijos” de madeira que se encontravam no local, por falta de tempo e meios técnicos.

Está proibida o corte, circulação e transporte da madeira da espécie “Mussivi”, durante dois anos, ao abrigo do Decreto Presidencial nº 274/17 de 10 de Novembro.

 

C/ Angop

 

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (16)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (18)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (71)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (11)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação