Politica
“China sempre aconselha os países africanos a resolverem seus próprios problemas” – Embaixador
O embaixador da China em Angola disse esta segunda-feira, 19, que o seu país aconselha sempre os africanos a resolverem os seus próprios problemas.
Segundo o diplomata, este é um princípio que norteia a política externa chinesa em relação aos conflitos político-militares do continente.
Em declarações à Rádio Correio da Kianda, Zhang Bin, em funções desde Fevereiro deste ano, destacou o papel de Angola na tentativa de pacificação do leste da República Democrática do Congo.
Recordar que em Setembro, realiza-se a Cimeira China-África. Questionado sobre como estavam a decorrer os preparativos, Bin afirmou que os países africanos convidados para o evento já confirmaram a sua presença e todas as condições estão criadas.
Na cimeira serão passadas em revista as decisões do último evento e perspectivar o futuro das relações entre África e a China.
Em relação a guerra no Médio Oriente e no leste europeu, que opõe Rússia à Ucrânia, a China entende que a melhor forma de resolução do conflito é a via político-diplomática.
Por isso, Zhang Bin defende o diálogo para se por fim aos conflitos que se registam em todo mundo.
Ouça as declarações no Jornal da tarde, da Rádio Correio da Kianda, em 103.7 FM ou www.correiokianda.info.