Mundo
China: inaugurada primeira base de treinamento de robôs humanoides
A China lançou esta terça-feira, 21, o seu primeiro centro de treinamento de robôs humanoides heterogéneos, no distrito de Pudong, em Xangai.
O objectivo do lançamento do Humanoid Robot Kylin Training Ground é de avançar a robótica interdisciplinar, incluindo a Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina.
Actualmente o país asiático pode treinar mais de 100 robôs, embora a meta seja atingir os 1.000 até 2027. O centro colaborará com empresas locais de robótica para acumular um vasto conjunto de dados de 10 milhões de entradas de dados físicos de alta qualidade até 2025. Esses esforços visam aprimorar a aplicação prática de robôs humanoides em sectores como manufactura e serviços públicos.
Em meio ao envelhecimento da população e à competição tecnológica global, os robôs humanoides são vistos como uma solução para os desafios da força de trabalho e um impulsionador da inovação industrial. Até 2030, o mercado de robôs humanoides da China deve disparar para € 11,35 bilhões.
A instalação de Pudong também planeja revelar seu robô de última geração, “Deep Snake”, com tecnologias avançadas para maior flexibilidade e inteligência.
Pequim deve sediar os Jogos Esportivos Mundiais de Robôs Humanoides inaugurais no final deste ano.