Connect with us

Economia

China inaugura a maior ponte do mundo

Published

on

Uma ponte com 55 quilómetros de extensão, incluindo um túnel subaquático de 6,7 quilómetros, vai ser inaugurada hoje, terça-feira, pelo presidente da China, Xi Jinping.

A infra-estrutura, que vai ligar as regiões de Hong Kong-Zhuhai-Macau, começou a ser construída em 2011 e custou aos três governos cerca de 1,9 mil milhões de euros.

A imprensa de Hong Kong avançou que a abertura da ponte à circulação está marcada para as 9 horas locais de quarta-feira (2 horas em Angola). Trata-se da maior ponte do mundo, sobre o mar, com uma estrutura principal de 29,6 quilómetros – uma secção em ponte de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático de 6,7 quilómetros.

O Presidente chinês, Xi Jinping, deverá fazer a travessia da ponte na sua limusina à prova de bala, segundo avançou a imprensa de Hong Kong.

A inauguração da ponte estava prevista para 2016, mas devido a vários problemas – acidentes de trabalho, uma investigação de corrupção, obstáculos técnicos e derrapagens orçamentais – obrigaram a um adiamento.

Para as autoridades chinesas, a ponte é um marco do projecto de integração regional da Grande Baía, que visa criar uma metrópole mundial a partir dos territórios de Hong Kong, Macau e outras cidades da província de Guangdong, como Cantão e Shenzhen.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *