Mundo
China capacita jovens africanos na agricultura
Um total de 30 jovens de cerca de 20 países africanos está participando do “Programa de Liderança da Juventude no Cinturão e Rota e Cooperação Agrícola Sul-Sul”, que começou na segunda-feira e durará uma semana.
Lançado em conjunto pelo Instituto para Cooperação Sul-Sul na Agricultura, a Universidade Agrícola da China e o Escritório das Nações Unidas para Cooperação Sul-Sul, o programa de formação inclui uma série de aulas, uma viagem de campo à cidade de Shenyang, nordeste do país e debates entre os participantes.
A cooperação agrícola Sul-Sul da China foca em fazer uso de suas vantagens e compartilhar suas experiências para promover o desenvolvimento agrícola com outros países em desenvolvimento na África e ao longo do Cinturão e Rota, disse Zhao Lijun, funcionário do Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais, na cerimônia de abertura.
O intercâmbio, a capacitação e os estudos de campo podem aprofundar o entendimento entre China e África e melhorar a cooperação Sul-Sul para atingir as metas de alívio da pobreza, erradicação de fome, segurança alimentar e melhora da nutrição na África, disse Alwin Chinyun Wesseh, ministro adjunto do Ministério da Agricultura da Libéria.
O projeto também ganhou apoio do Programa Alimentar Mundial, do Banco Mundial, do Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.
A próxima Cúpula de Beijing 2018 do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC) será realizada de 3 a 4 de setembro, com o tema “China e África: em direção a uma comunidade ainda mais forte e com um futuro compartilhado através da cooperação de ganhos recíprocos”.
C/ XINHUA