Politica
“Chegou o momento do país passar por uma alternância política” – Júlio Bessa
O antigo ministro das Finanças e político de carreira do MPLA, actual Presidente do partido Cidadania, disse, durante o acto de tomada de posse, que vai lutar para defender os direitos e interesses do bem comum de todos os angolanos.
Júlio Bessa avançou que “o povo está cansado do fracasso das políticas públicas do partido que sustenta o governo, por não cumprir um dos desígnios da luta pela independência nacional, que é o bem-estar das famílias angolanas”.
O político disse que levou algum tempo a aceitar o desafio de assumir a liderança do partido Cidadania, e que agora se mostra totalmente comprometido com a defesa dos interesses que culminaram com a institucionalização do referido partido.
Júlio Bessa afirmou ser altura de o país passar por uma alternância política. O político disse ser também “altura de o país ultrapassar aquilo a que chamou de luta partidária, sendo agora o momento de se reconhecer sem complexo de qualquer tipo o papel dos três libertadores da nação”.
O também antigo vice-governador de Luanda e deputado à Assembleia Nacional, defendeu uma revisão urgente da Constituição da República. O político criticou o nível de endividamento do Estado e a falta de transparência na adjudicação de empreitadas nas empresas, considerando que não há liberdade económica.
O político foi eleito com mais de 90% dos votos num universo de mais de 200 delegados, que participaram no último fim-de-semana, durante a primeira convenção ordinária do partido Cidadania, anotado pelo Tribunal Constitucional em Julho de 2023.