Educação Financeira
Chega o Carnaval, a folia, a alegria, mas evite a razia no seu orçamento
Estamos a chegar à época do Carnaval. A festa cultural mais popular mais importante em Angola. Este artigo de educação financeira serve os propósitos antes e pós festa e folia.
Quem investe demais na diversão acaba perdendo o controlo das finanças. Ainda bem que existem maneiras de curtir o Carnaval gastando pouco, e é sobre elas que vamos conversar hoje. Eis as dicas:
1. Defina o orçamento
O primeiro passo para a organização financeira no feriado é saber quanto dinheiro você tem para gastar. Separe a quantia disponível. Ela será o seu tecto. Tudo tem um limite pelo que gastar em bebidas, fantasias, hospedagem, alimentação, etc deve ter a racionalidade desejada.
O preço da diversão dependerá do seu orçamento. Se a situação estiver apertada, talvez você precise cortar uns luxos. Troque o hotel por uma pousada, por exemplo.
2- Planeie tudo, desde a saída até o regresso.
3- Faça, se possível, a sua fantasia.
4- Festeje em casa.
5- Cuide dos seus pertences.
6- Evite exageros nas bebidas para não ter que ir para uma clinica com problemas de saúde, como fruto de bebedeiras e isso acarreta despesas extraordinárias.
7- Lembre-se de ter preservativos consigo. Nestas folias ocorrem muitas actividades e que podem ter consequências futuras…
8- Os filhos fazem também parte do Carnaval. Envolva-os.
9- Por fim, lembre-se que na Quarta-feira, já é dia de trabalho.
10- Atenção ao Covid 19. A doença nem o vírus não desapareceram ou tiraram mini-férias.
Entretanto o Carnaval terminou e, agora, muitas pessoas percebem que a situação financeira é bem diferente daquela que começaram o fim-de-semana anterior ao Carnaval: a situação é pior. Isso é reflexo da falta de educação financeira da população como um todo, que, ao invés de se planear e prevenir esse tipo de situação, tem que remediar, correndo atrás do prejuízo. Então, como fazer essa reorganização? Ficam outros conselhos:
1- Conte o dinheiro que tem consigo, em casa e no banco.
2- Veja quando volta a receber o seu salario, honorários ou rendimentos de serviços praticados.
3- Veja o que tem de pagar com urgência, prioritário: alimentação, transportes, energia, água, etc.
4- Corte nas despesas secundárias ou fúteis.
5- Em caso de emergência financeira, venda algo que não precisa para fazer algum dinheiro ate ao final do mês.
Não se esqueça que divertir é fundamental, mas ter dinheiro é também fundamental. Divirta-se. No Carnaval ninguém leva a mal.
Feliz Carnaval