Connect with us

Politica

Chefe de Estado regressa ao país

Published

on

À sua chegada ao país, o estadista angolano recebeu, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, cumprimentos de boas-vindas do Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, do presidente do Tribunal Constitucional, Manuel Aragão, do segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, Higino Carneiro, de ministros e altos funcionários do seu gabinete.

O Chefe de Estado fez-se acompanhar, nesta deslocação, da Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço.

Sob o lema “Investir na juventude para um futuro sustentável”, durante a Cimeira os líderes africanos e europeus abordaram questões como o futuro das relações EU-África, bem como as parcerias nos domínios da paz e segurança, governação, democracia, direitos humanos, migração e mobilidade, investimento e comércio, desenvolvimento de competências e criação de emprego.

À margem do evento, João Lourenço cumpriu uma intensa agenda de trabalho, com destaque para encontros com os chefes de Estado do Congo, Denis Sassou Nguesso, da França, Emmanuel Macron, o rei do Marrocos, Mohammed VI, bem como o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

De igual modo, o Chefe de Estado angolano manteve encontros separados com o presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, o primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, e com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

Na cimeira, que encerrou na tarde desta quinta-feira, estiveram presentes cerca de 80 chefes de Estado e de Governo, cinco mil participantes de 55 países africanos e de 28 países da Europa.

Participaram igualmente representantes da ONU e de outras organizações internacionais.

A 4ª Cimeira UA-EU teve lugar igualmente em Abidjan, em 2014, e reuniu mais de 60 dirigentes dos dois continentes.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *