Ligar-se a nós

Politica

Chefe de Estado regressa ao país

Publicado

em

O Presidente da República, João Lourenço, regressou no princípio da noite desta segunda-feira ao país, depois de ter participado na 30ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que decorreu de 28 a 29 deste mês, em Addis-Abeba, capital da Etiópia.

À sua chegada ao país, o estadista angolano recebeu, no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, cumprimentos de boas-vindas do vice-presidente da República, Bornito de Sousa, do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, entre outras entidades.

Sob o lema “Vencer a Luta Contra a Corrupção: Um Caminho Sustentável para a Transformação de África”, durante o fórum os chefes de Estado e de Governo da UA analisaram os relatórios do Conselho de Paz e Segurança, as suas actividades e Ponto da Situação no continente, assim como o respeitante ao Comité de Alto Nível para a Líbia, a cargo do Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso.

Os participantes discutiram ainda o documento sobre as Questões da Zona de Comércio Livre Continental (ZCLC), sobre Alterações climáticas e sobre Educação, Ciência e Tecnologia.

Ao intervir na cerimónia de abertura da Cimeira, o Presidente da República, João Lourenço, reafirmou o engajamento de Angola para com a União Africana (UA), e reiterou a disponibilidade dos angolanos contribuírem para tornar esse órgão continental mais eficiente.

João Lourenço prometeu trabalhar, dentro das suas possibilidades, para que a União Africana seja uma instituição em que todos os Povos Africanos se revejam.

Segundo o Chefe de Estado, por ter sido uma das últimas colónias de África a ascender à independência, Angola conhece de perto o sentido e o valor da Solidariedade Africana, expressa, entre outros canais, através dessa Organização Continental.

Referiu que Angola beneficiou desses valores morais que caracterizam os Povos Africanos nos momentos mais difíceis da sua história, sublinhando que África enfrenta hoje outros desafios que precisam de ser vencidos.

À margem da Cimeira, o Chefe de Estado manteve uma intensa agenda de trabalho, marcada por três encontros de concertação política sobre problemas candentes de África.

Nesta senda, o estadista angolano discutiu a situação na Região dos Grandes Lagos com o homólogo do Congo, Dennis Sassou Nguesso, participou numa Troika com os Presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, e do Uganda, Yoweri Museveni, além de apreciar a questão do financiamento da União Africana com o Alto Representante sobre o Financiamento do Fundo de Paz e Segurança da União Africana, Donald Kaberuca.

De igual modo, João Lourenço manteve encontros de trabalho com o homólogo das Ilhas Seychelles Danny Faure, o Presidente do Conselho da Organização Internacional da Aviação Civil, Bernard Aliu, e o Presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki Mahama.

Encontrou-se ainda com o Presidente do Egipto, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, o responsável da Ethiopian Airlines, e com a Comissária da União Africana para a Agricultura, Desenvolvimento Rural e Ambiente, a angolana Josefa Sacko.

A União Africana é a organização internacional que promove a integração entre os países do continente africano, nos mais diferentes aspectos.

Fundada em 2002, no lugar da Organização de Unidade Africana (criada em 1963), tem por objectivos a unidade e a solidariedade africana. Defende a eliminação do colonialismo, a soberania dos Estados africanos e a integração económica, além da cooperação política e cultural no continente.

A União Africana conta com vários órgãos para regular o funcionamento da entidade e as relações entre seus membros, entre os quais a Assembleia, o Conselho Executivo e a Comissão da UA.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD