Connect with us

Politica

Chefe do Governo espanhol deverá visitar Angola em Março deste ano

Published

on

O chefe do Governo de Espanha, Mariano Rajoy, deverá visitar Angola entre março e abril deste ano para o reforço da cooperação económica entre os dois países, disse hoje em Luanda o secretário de Estado das Relações Exteriores espanhol.

Ildefonso Castro Lopez, que chegou hoje a Luanda, falava aos jornalistas no final de um encontro com o seu homólogo angolano, Tete António, com o qual abordou questões ligadas ao reforço das relações bilaterais no domínio da agricultura, turismo, pesca, ensino superior e petróleo.

O dirigente espanhol, que durante dois dias realiza consultas políticas, manifestou o interesse do seu país em reforçar as trocas comerciais com Angola e participar no seu programa de diversificação económica.

Para Ildefonso Lopez, as relações bilaterais encontram-se num novo paradigma desde a visita, no ano passado, do atual Presidente angolano, João Lourenço, ainda como ministro da Defesa de Angola.

O secretário de Estado das Relações Exteriores de Espanha disse que Angola é um importante parceiro comercial de Espanha, o segundo maior da África subsaariana, no que diz respeito a aquisição de petróleo, pretendendo um alargamento das trocas comerciais no domínio da agricultura e pescas.

Segundo o governante espanhol, durante este ano várias visitas deverão ser efetuadas ao país, com vista a incentivar investimentos espanhóis em Angola, acelerar a finalização dos acordos em discussão, para facilitar o estreitamento das relações bilaterais nos vários domínios.

Ildefonso Lopez foi também hoje recebido pelo chefe da diplomacia angolana, Manuel Augusto, estando agendado ainda um encontro com o ministro das Finanças de Angola, Archer Mangueira, para tratar de questões sobre o reforço da cooperação financeira entre os dois países.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *