Connect with us

Mundo

Chefe da NATO diz que talibãs devem cumprir compromissos internacionais

Published

on

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou hoje que os talibãs devem cumprir os seus compromissos em termos de controlo do terrorismo, cumprimento dos direitos humanos e garantir uma saída segura a quem pretenda abandonar o Afeganistão.

Após participar numa reunião virtual com 20 ministros dos Negócios Estrangeiros organizada pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e Heiko Maas, o seu homólogo alemão, Stoltenberg assinalou, em comunicado, que os talibãs “devem cumprir os seus compromissos sobre terrorismo, direitos humanos e criação de um caminho seguro para quem pretenda sair” do país.

No decurso da videoconferência, o político social-democrata norueguês sublinhou que a Aliança Atlântica registou “importantes avanços” na luta antiterrorista no Afeganistão, e que, desde os atentados da Al-Qaida nos Estados Unidos em 2001, os aliados não voltaram a registar ataques no seu território organizados a partir do país asiático.

Em simultâneo, Stoltenberg sublinhou que a presença da NATO no Afeganistão “também reforçou a segurança e a estabilidade regionais durante décadas”.

Face ao futuro, o secretário-geral aliado sublinhou que “não se deve permitir que grupos terroristas voltem a estabelecer-se no Afeganistão” e apontou que “todos os aliados da NATO estão juntos na luta contra o terrorismo”.

Blinken sublinhou hoje na Alemanha a “determinação” de Washington de prosseguir “ao lado do povo do Afeganistão”.

Blinken emitiu estas declarações ao dirigir-se ao pessoal da base militar norte-americana de Ramstein (oeste da Alemanha), um dos pontos chave da operação de retirada de pessoas do Afeganistão, agora sob o domínio dos talibãs.

Por Lusa

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (13)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (88)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD