Politica
Chefe da diplomacia chinesa chega hoje ao país
O novo ministro dos Negócios Estrangeiros da China iniciou o seu mandato com uma viagem de uma semana a cinco países africanos, que inclui Angola.
No nosso país, Qin Gang é aguardado ao final da tarde desta quinta-feira, 12, em Luanda, para uma visita de 24 horas, enquadrada nas celebrações dos 40 anos das relações diplomáticas com Angola, a assinalar-se hoje.
Durante a sua estada em Angola, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros da China vai manter um encontro de trabalho com o seu homólogo angolano Téte António, com quem vai analisar, de acordo com o embaixador da China em Angola, Gong Tao, o actual momento das relações bilaterais, com particular incidência para o balanço das quatro décadas de cooperação.
De 56 anos, o novo chefe da diplomacia chinesa foi nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros em 30 de Dezembro de 2022 e cumpre assim com a tradição de mais de três décadas, de iniciar o ano com um périplo por África.
Sucedeu a Wang Yi, de 69 anos, que substituiu Yang Jiechi como o director do escritório do Partido Comunista para as relações externas, a mais alta figura da diplomacia chinesa.
A China tornou-se um importante parceiro comercial do continente africano, e num dos maiores investidores em projectos de infracestrutura e mineração.