Mundo
Chance da Ucrânia ter uma “vitória militar definitiva está fora de alcance”, diz chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA
As chances da Ucrânia expulsar militarmente a Rússia de todo o seu território, incluindo a Crimeia, são baixas, disse, nesta quarta-feira, 16, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos.
“A probabilidade de uma vitória militar ucraniana, expulsando os russos de toda a Ucrânia, incluindo… a Crimeia, a probabilidade de que isso aconteça em breve não é alta, militarmente”, disse o general Mark Milley, em entrevista colectiva.
Após o general mais graduado dos EUA pressionar publicamente por um esforço diplomático urgente neste inverno, o governo Biden está a trabalhar para tranquilizar o governo ucraniano, especialistas externos e ex-funcionários dos EUA de que não pressionará a Ucrânia a buscar em breve um resultado diplomático para a guerra com a Rússia.
A pressão de Milley pela paz se espalhou para o público na semana passada em comentários no Economic Club, de Nova York. Milley elogiou o exército ucraniano por lutar contra a Rússia até um impasse, mas disse que uma vitória militar definitiva está fora de alcance.
“Quando houver uma oportunidade de negociar, quando a paz puder ser alcançada, aproveite-a. Aproveite o momento”, disse o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley.