Connect with us

Mundo

Chance da Ucrânia ter uma “vitória militar definitiva está fora de alcance”, diz chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA

Published

on

As chances da Ucrânia expulsar militarmente a Rússia de todo o seu território, incluindo a Crimeia, são baixas, disse, nesta quarta-feira, 16, o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas dos Estados Unidos.

“A probabilidade de uma vitória militar ucraniana, expulsando os russos de toda a Ucrânia, incluindo… a Crimeia, a probabilidade de que isso aconteça em breve não é alta, militarmente”, disse o general Mark Milley,  em entrevista colectiva.

Após o general mais graduado dos EUA pressionar publicamente por um esforço diplomático urgente neste inverno, o governo Biden está a trabalhar para tranquilizar o governo ucraniano, especialistas externos e ex-funcionários dos EUA de que não pressionará a Ucrânia a buscar em breve um resultado diplomático para a guerra com a Rússia.

A pressão de Milley pela paz se espalhou para o público na semana passada em comentários no Economic Club, de Nova York. Milley elogiou o exército ucraniano por lutar contra a Rússia até um impasse, mas disse que uma vitória militar definitiva está fora de alcance.

“Quando houver uma oportunidade de negociar, quando a paz puder ser alcançada, aproveite-a. Aproveite o momento”, disse o chefe do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas