Desporto
CHAN 2023 arranca hoje com ausência do bi-campeão
O Campeonato Africano Interno das Nações (CHAN) arranca hoje, 13, na cidade de Argel, capital da Argélia, com ausência de peso da selecção marroquina, devido questões políticas entre os dois países.
Com apenas os jogadores que actuam nos seus respectivos países, o CHAN da Argélia conta com 17 equipas divididas em 5 grupos, com presença de duas selecções lusófonas “Angola e Moçambique” .
Hoje no jogo de abertura espera-se casa cheia, com uma expectativa de 40 mil espectadores, no recinto construído na zona de Baraki em Argel, a capital argelina.
A Argélia vai defrontar a Líbia, país comandado pelo técnico Corentin Martins, num jogo a contar para o Grupo A, o mesmo de Moçambique, que defronta no sábado a Etiópia.
A ausência de peso recai ao bi-campeão, Marrocos. A selecção marroquina exigiu que a equipa pudesse fazer um voo directo entre os dois países, porém o espaço aéreo entre os dois países está fechado devido situações políticas.
Lembrar, que Marrocos, apesar do CHAN contar apenas com jogadores que jogam no campeonato interno, conseguiu um feito histórico durante o Mundial de 2022 no Qatar terminando no quarto lugar, a melhor classificação de sempre para uma selecção do continente africano.