Connect with us

África

Chade conhece resultados eleitorais provisórios a 15 de Janeiro

Published

on

O Chade votou este domingo, 29, para as eleições legislativas, provinciais e locais, apresentadas pelo governo como a última fase da transição política do país. Pelo menos oito milhões de eleitores, entre 20 milhões de habitantes, elegeram os 188 deputados da próxima Assembleia Nacional.

Os resultados provisórios são esperados para 15 de Janeiro, e os resultados finais para 31 de Janeiro de 2025, no grande país centro-africano, predominantemente desértico.

Estas são as primeiras eleições legislativas realizadas no país desde 2011, uma votação boicotada pelos principais partidos da oposição que consideram tratar-se de uma artimanha para legitimar o poder do agora marechal Mahamat Idriss Déby Itno, que ocupa a Presidência desde 2021.

A morte do antigo Presidente Idris Déby Itno, em 2021, desencadeou uma série de mudanças políticas no país, incluindo um governo de transição liderado pelo filho, Mahamat Idriss Déby Itno. As eleições foram adiadas várias vezes por falta de fundos para organizar o escrutínio, da pandemia de covid-19  ou pelas actividades do movimento extremista islâmico Boko Haram.

Depois do referendo constitucional de Dezembro de 2023 e das eleições presidenciais de Maio, estas eleições legislativas, provinciais e municipais são a última fase de uma transição que durou mais de três anos. Com estas eleições, espera-se que o Chade possa construir um sistema político mais representativo, enfrentando desafios como a instabilidade e a resistência de alguns grupos que persistem.

Oposição denuncia desaparecimento de boletins de voto no Chade

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD