Economia
CFL retoma circulação dos comboios com normalidade
O Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) retomou na manhã de hoje a circulação dos comboios, após 37 dias de greve, decretada pela comissão sindical, que reivindica, entre outras melhorias, o aumento salarial em 80 por cento.
Em declarações à Angop, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do CFL, Augusto Osório, explicou que o levantamento da greve surge na sequência do encontro de concertação entre o Conselho de Administração do CFL, comissão negociadora, representantes do ministério dos Transporte e Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS).
Com base no consenso alcançado, decidiu-se o retorno ao trabalho e a implementação do ponto 19 do caderno reivindicativo, respeitante ao aumento salarial.
Informou que os comboios já começaram a circular com normalidade, com a realização diária de 17 comboios suburbanos entre as estações do Bungo e Catete, tendo o primeiro saído do Bungo até Viana, por volta das 5 horas e minutos.
Ainda hoje começa a circular o comboio de longo curso para o Luinha (Cuanza Norte) e na quarta-feira, o comboio de longo-curso para Malange.
O secretário para informação da Comissão Sindical do CFL, Lourenço Contreiras, garantiu que todos os filiados estão motivados e sensibilizados para retomarem as suas obrigações laborais, com vista a ajudarem a instituição arrecadar mais receitas, de modo a facilitar a implementação do ponto em falta no caderno reivindicativo.
Sublinhou que depois da reunião com a direcção da empresa, Ministério dos Transporte e MAPTSS, foi possível chegar a um acordo para voltarem a colocar os comboios a circular sem problemas e dar oportunidade à empresa de desenvolver novos negócios.
Com a greve, a empresa registou prejuízos estimados em cerca de 32 milhões de kwanzas.