Connect with us

Economia

CFL preocupado com reabilitação do troço Zenza do Itombe/Cacuso

Published

on

O Conselho de Administração dos Caminhos de Ferro de Luanda está preocupado com o troço Zenza do Itombe-Cacuso, que aguarda por reabilitação, há já algum tempo. O PCA da empresa, Júlio Bango Joaquim, apresentou a preocupação ao Secretário de Estado da Economia, durante uma visita de constatação que efectuou sobre duas infra-estruturas do sector dos transportes em Luanda.

O Secretário de Estado da Economia, Mário Caetano João, visitou no ultima sábado o terminal do porto de Luanda e os caminhos de Ferro de Luanda, com o objectivo de inteirar-se sobre a influência destas infraestruturas sociais na mobilidade mercantil da capital do país.

A visita da comitiva do Ministério da Economia e Planeamento, iniciou na CAPA da Ilha de Luanda, onde em catamarãs, seguiu até porto de Luanda, tendo visitado os terminais do maior porto do país. Já nos caminhos de Ferro de Luanda a visita visou perceber as vantagens que proporcionará a utilização dos (DMU’s), comboios urbanos e a necessidade da integração dos CFL na transportação da produção agrícola para Luanda, com vista a reduzir os custos com a transportação ao cidadão.

Ao Secretário de Estado da Economia, o Presidente do Conselho de Administração, Júlio Bango Joaquim referiu que a principal preocupação da empresa está relacionada com a problemática do velho troço de 215 quilómetros entre Zenza do Itombe e Cacuso, até ao momento não rea bilitados.

Na sequência, a delegação viajou de comboio até ao município de Viana, tendo para o efeito embarcado numa composição constituída por duas carruagens de primeira classe e um vagão plataforma aberto que permitiu obter uma melhor percepção do estado da linha e das grandes dificuldades que a empresa tem enfrentado para continuar a cumprir a sua missão quotidianamente. No final, em resposta a algumas questões levantadas, aquele alto responsável do Ministério da Economia e Planeamento defendeu uma maior aderência da parte operadores económicos públicos e privados nos serviços de transportação de carga a partir do Porto de Luanda de forma a tira maior proveito do grande activo que é o CFL.

O a visita realizada no ultima sábado, 10, foi realizado na sequência da recente reunião do Ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos com a Governadora Joana Lina Cândido e os empresários da província de Luanda.