Connect with us

Mundo

Cerimonial de Lula cogita desfile de tomada de posse em carro blindado

Published

on

Polícias e a equipa da transição de governo responsável pela segurança do presidente diplomado do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, estão a reavaliar os procedimentos de segurança para a cerimónia de posse e cogita que Lula não desfile em carro aberto, mas sim em um veículo blindado.

“Fontes envolvidas directamente com o planeamento da posse disseram que é mais seguro para o presidente que seja feita a mudança, mas Lula ainda não decidiu e há auxiliares dele que resistem a essa proposta”, revela os medias locais.

A preocupação com a segurança de Lula aumentou após o caso dos terroristas bolsonaristas George Washington e Alan Diego dos Santos Rodrigues, que planeavam explodir um camião-tanque carregado com combustível nas proximidades do Aeroporto de Brasília. Segundo George Washington, o objectivo do atentado era iniciar o “caos”, visando impedir a posse de Lula. No entanto, a polícia local elevou para seis o número de suspeitos de participação na tentativa de um atentado.

Uma fonte da segurança de Lula afirmou que a definição dos protocolos de segurança ocorrerá na véspera da posse. “Tudo será decidido mesmo na véspera da posse, quando tivermos o cenário final dos acontecimentos. Ainda não há decisão sobre o blindado, mas essas e outras medidas estão na mesa, em avaliação”.

De ressaltar que o Presidente da República, João Lourenço, está entre os presidentes que estarão presentes na tomada de posse do presidente brasileiro, conforme o Correio da Kianda havia publicado no início do mês.

Confirmada presença de Angola na tomada de posse do presidente Lula