Sociedade
Cerca de 250 mil mulheres em Angola vivem com VIH
Os dados foram avançados pelo presidente da ANASO, António Coelho, frisando que apesar de estudos ainda estarem a ser feitos para determinar o número real ou aproximado de casos, regista-se o aumento de pessoas com VIH/Sida, tendo defendido maior compromisso político e investimentos na área do combate à doença, para evitar a sua propagação nas comunidades.
O responsável, que falava durante a marcha contra o VIH/Sida, em alusão ao 1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta contra a Doença, que aconteceu neste sábado, 25, teve como ponto de partida a Cidadela Desportiva e terminou na Praça da Família, disse que, actualmente, os dados da ANASO dependem de estimativas fornecidas pela ONU/Sida.
Acrescentou que o país continua com uma taxa de sero prevalência de dois por cento, existindo estimativas que dão conta que entre 190 a 250 mil mulheres vivem com VIH, bem como 35 a 40 mil crianças.
Segundo o presidente da ANASO, os dados apontam que, anualmente, regista-se uma média de 21 mil novo casos de Sida e 13.000 mortes causadas pela doença, em cinco anos.
Continuar a ler