Connect with us

Economia

Cerca de 25 milhões de moedas metálicas de 200 KZ entram em circulação a partir de 4 de abril

Published

on

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai colocar em circulação no mercado nacional cerca de 25 milhões de novas moedas metálicas de 200 Kwanzas no dia 4 de Abril próximo, moeda comemorativa com o poder deliberativo.

A nova moeda metálica vem em comemoração dos 20 anos de paz e reconciliação nacional, a assinalar-se no dia em que no ano de 2002 foi conquistada a paz efectiva, depois dp longo período de guerra que o país viveu.

O Chefe do Departamento de meios circulantes, Sebastiao Pelinganga, que procedeu a apresentação na manhã desta quarta-feira, 30 de Março de 2022, em Luanda, disse que para a produção desta nova série da moeda Angola o Estado gastou cerca de 1,6 milhões de Dólares, à empresa russa Gosnak.

As referidas moedas, de acordo com o responsável, têm o tempo de vida útil de 15 anos ao servidor da economia nacional e vão circular em simultâneo com as notas de 200 Kwanzas da série 2020.

Está é a oitava moeda metálica da nova família do Kwanza, depois das de 50 centavos, 1 Kwanza, 5 Kwanza, 10 kwanzas, 20 kwanzas, 50 e 100 Kwanzas.

Sebastião Pelinganga garante, por outro lado, que o BNA tem colocado à disposição da banca comercial, número suficiente de moedas metálicas dos valores faciais acima referidos para fazer face à solicitações de troco dos pelos cidadãos.

Características

A moeda metálica de 200 kwanzas apresenta o valor de 200 kwanzas numa das faces, onde o segundo 0 vem com o número 200 e a sigla BNA como os principais elementos de segurança.

Na outra face, ilustra o abraço entre dois irmãos, antes desanvindos no contexto da guerra civil, simbolizando a paz e a reconciliação nacional. Ela é unicolor de cor prata, com um diâmetro de 28,5 cm e um peso de 10,5 mg.

O chefe de Departamento de meios Circulantes lembrou ainda que sobre a retirada da antiga série da família do Kwanza, os cuidados têm até 31 de junho de 2020 para procederem a troca ou depósito em qualquer banco, mesmo não tendo uma conta domiciliária.

“Findo este prazo, os cidadãos que ainda tenham em sua posse valores na antiga série da nossa moeda só poderão fazer a troca directamente nas instalações do BNA”, referiu.