Ligar-se a nós

Sociedade

Cerca de 10 mil crianças nascem com hidrocefalia em todo país

Publicado

em

Por falta de acesso precoce ao tratamento, em média, cerca de 10 mil crianças nascem todos os anos com hidrocefalia em Angola, onde apenas entre 300 a 400 crianças, das dez mil que contraem hidrocefalia, têm acesso ao tratamento, das quais 60 por cento acabam por morrer.

Os dados foram apresentados esta terça-feira, 08, em Luanda, pela responsável da Associação Messias pelas Crianças, citando dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), Graciana Tomás.

Muitos pacientes aparecem no Hospital David Bernardino já em estado clínico avançado, sem revelar o número de crianças que padecem da doença por províncias, Graciana Tomás avançou que Cabinda, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Huambo e Bié, estão entre as principais provinciais de maior incidência de casos de hidrocefalia.

Segundo a líder associativa, a falta de hospitais especializados a nível dos pais para atender os casos de hidrocefalia têm criado transtornos aos pais cujos filhos padecem da doença, sendo que o Hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda, é a única unidade hospitalar do país que trata a hidrocefalia.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD