Ligar-se a nós

Cultura

Centro Cultural Português expõe “ler Saramago pela Arte”

Publicado

em

Centro Cultural Português em Luanda (CCP) em parceria com o projecto LiterArte inauguram hoje, às 17h30, a Exposição Coletiva de Artes Plásticas, “Ler Saramago pela Arte”, LiterArte 3ª edição.

A Exposição Coletiva “Ler Saramago pela Arte” surgiu da união de duas intenções, a do Camões CCP, em continuar a realizar iniciativas no âmbito das celebrações do Centenário de José Saramago, e a do Projeto LiterArte em unir autores em língua portuguesa às artes cumprindo, assim, a sua terceira edição no Camões – CCP em Luanda.

Jovens artistas angolanos foram convidados a explorarem e inspirarem-se, num excerto da obra literária de José Saramago. Este foi o ponto de partida para a criação de obras artísticas de pintura, escultura e instalação. Com este projeto artístico pretendeu-se, por um lado, apresentar uma forma alternativa de abordar um autor literário, mas também proporcionar aos jovens artistas a oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho a outros públicos.

Nesta edição participaram oito jovens, e o texto selecionado foi uma das 61 crónicas da obra “Deste Mundo e do Outro”, lançado em 1971, pela Editorial Arcádia, “As palavras”.

“As palavras são boas. As palavras são más. As palavras ofendem. As palavras pedem desculpa. As palavras queimam. As palavras acariciam. As palavras são dadas, trocadas, oferecidas, vendidas e inventadas. As palavras estão ausentes (…) O mundo gira sobre palavras lubrificadas com óleo de paciência.” José Saramago “As palavras” in Deste Mundo e do Outro, 7ªed., Lisboa, Caminho, 2001.

Abias Ilustrador, Isabel Landama, Jelson Matias, Laysa Marques, Marques, Pelenda, Tatiana Ana e Valeriano Kapoko criarem 16 obras que unem as suas experiências individuais e coletivas à crónica de José Saramago. São trabalhos que refletem na importância das palavras positivas e negativas, e do impacto delas na construção diária de uma esperança ou de um desalento. Quem sabe, com esta exposição possam ouvir as palavras necessárias que criarão novas oportunidades para os seus futuros no mundo das artes.

O projeto LiterArte surgiu pela iniciativa de Alzira Simões, entusiasta das artes plásticas, mas sobretudo dinamizadora de muitas atividades junto dos jovens artistas angolanos e conta com a direção artística de Jardel Selele, artista, curador, professor, já com um alargado currículo no seio das artes plásticas.

A Exposição Coletiva “Ler Saramago pela Arte” conta com o apoio da Delta Q, da Comunidade Recursos Humanos e da Associação Liderança Feminina em Angola.

A exposição estará patente até ao dia 2 de agosto, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda. As visitas poderão realizar-se de segunda a quinta-feira, entre as 9h e as 13h e as 14h e as 17h; e sexta-feira, entre as 9h e as 13h. Sábado (dias 23 e 30 de julho) entre as 10h00-12h00.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD