Connect with us

Economia

Central fotovoltaica do Luena concluída em doze meses

Published

on

Num projecto avaliado em cerca de 36 milhões de euros, as obras na central fotovoltaica do Luena estarão concluídas num prazo de doze meses, informa o Governo local.

A central terá uma capacidade de produção de 26,906 megawatts-DC, utilizando uma tecnologia sustentável, que comportará um parque de painéis solares construído no bairro Samalesso, em uma área de mais de 50 hectares, a Leste da cidade do Luena, com mais de 42 mil painéis solares.

Segundo comunicado enviado à redacção do Correio da Kianda, os trabalhos contam com uma execução física de 60%, num projecto que está a cargo de um consórcio constituído por três empresas, sendo uma sul-africana, portuguesa e angolana, Sun Africa, M. Couto Alves – Vias e M. Couto Aves, respectivamente, tendo a PRODEL como contratante, sob a superintendência do Ministério da Energia e Águas.

“Com a sua conclusão, dentro de um ano, a central poderá reduzir o défice de energia que a província regista, agravado nas últimas semanas com avarias na Central Térmica “WARTSILA”, que sofreu uma baixa substancial de mais de 50% da sua capacidade, passando dos 27.5 MW para 12.5 MW, causando restrições na distribuição de energia em vários bairros da cidade do Luena”, informa o comunicado.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.