Connect with us

Politica

Central fotovoltaica de Caraculo começa a gerar energia no primeiro trimestre deste ano

Published

on

A central fotovoltaica de Caraculo, na província do Namibe, começa a gerar energia eléctrica, já neste primeiro trimestre do ano, numa primeira fase com 25 megawatts de energia limpa. A garantia é do Presidente do Conselho de Administração da Solenova Limited, Germano Sacavumbi, empresa construtora da central.

O responsável, que falava à imprensa nesta sexta-feira, no final da visita de constatação feita pelo governador daquela província, garantiu que a central numa primeira fase vai “Produzir a partir deste trimestre 25 megawatts de energia limpa, dos 50 previstos”.

Por seu torno, o Governador Provincial do Namibe, Archer Mangueira, considerou a Central fotovoltaica do Caraculo como uma importante fonte de energia eléctrica na província a partir de um recurso renovável, e que permitirá a redução do consumo de gasóleo para a produção de electricidade.

Archer Mangueira fez saber que o projecto está praticamente concluído, uma vez que o segundo ensaio será realizado este Domingo, 8 de Janeiro.

O governante destacou o facto de a Central estar projectada com capacidade para responder a procura de energia para o consumo domiciliar e industrial, reduzindo a emissão de gases com efeito de estufa (GEE), contribuindo para a transição energética de Angola.

De lembrar que a Central fotovoltaica de caraculo é a terceira a ser construída no país, depois da Central do Biópio e Baía Farta ambas na província de Benguela, já em funcionamento.