Sociedade
Centrais sindicais ainda sem comunicação oficial sobre reajuste salarial em Janeiro
A UNITA desmentiu o Executivo que afirmou, através do Secretário de Estado para o Trabalho e Segurança Social, Pedro Filipe, que a efectivação dos 25% do reajuste salarial na função pública não vai acontecer neste mês de Janeiro por conta de um pendente na Assembleia Nacional.
O maior partido na oposição assegurou que o aumento acordado entre o Governo e as Centrais Sindicais já foi aprovado pelos parlamentares, em sede da Lei do Orçamento Geral do Estado para 2025, no dia 12 de Dezembro do ano passado, garantindo que não há no hemiciclo nada pendente que condicione a execução do OGE referente a este ano.
E as centrais sindicais, por intermédio da Central Geral dos Sindicatos Livres e Independentes de Angola (CGSILA) disse que para além do acordado anteriormente com o Executivo sobre a efectivação dos 25% este mês de Janeiro, não receberam nenhuma comunicação oficial do governo sobre o incumprimento, pelo que a reunião de hoje pode ditar a posição dos representantes sindicais.
O politólogo Horácio Simba, afirmou que houve uma comunicação pouco clara por parte dos sindicatos, sobre os acordos assinados com o Governo.
Já o Sindicato dos Trabalhadores do Ministério das Pescas e Recursos Marinhos, anunciou uma nova fase da greve por tempo indeterminado, depois de observada a quadra natalícia.
O porta-voz do sindicato Braulio Firmino, justificou a medida, com o facto de que até ao momento não foram atendidas as exigências constantes no caderno reivindicativo.