Connect with us

Sociedade

Centrais mobilizam trabalhadores para terceira fase da greve

Published

on

O Secretário-geral do SINPROF, Admar Jinguma, disse que o Executivo não voltou a chamar as centrais sindicais para juntos encontrarem soluções que permitam um entendimento sobre os pontos constantes do caderno reivindicativo.

Ademar Jinguma assegura que, há sensivelmente dois meses que eles não têm contacto com o governo, e avança que o último encontro foi feito no dia 03 de Abril, antes da materialização da segunda fase da greve geral.

O responsável sindical afirma que depois de ouvidas as propostas feitas nesta quinta-feira, serão feitas análises dos pontos e só assim serão feitas novas rondas de negociação.

Admar Jinguma reitera que, neste momento, os trabalhadores estão a ser mobilizados para a terceira fase da greve, prevista para ocorrer entre 03 e 14 de Junho, o que pode ser ou não despoletada dependendo do diálogo e desfecho favorável entre as centrais sindicais e o governo.

Entretanto, o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) informou ontem que continuam os contactos com os sindicatos, com propósito de ouvi-los sobre a fixação do salário mínimo nacional.

Em comunicado o MAPTSS indica que reuniu de 16 a 23 do mês em curso, sobre a orientação do Ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano.

O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social pede, por outro lado, serenidade e confiança aos trabalhadores num desfecho favorável deste processo.

Aquele departamento ministerial confirma que participaram dos encontros, representantes da Associação de Empresas de Comércio e Distribuição Moderna de Angola, Associação de Pesca Artesanal, Federação das Mulheres Empreendedoras de Angola, Associação dos Transportadores Rodoviários de Mercadorias de Angola, entre outras.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas