Connect with us

Politica

Centenário Agostinho Neto: lançado concurso público para construção de logomarca

Published

on

Foi lançado, esta sexta-feira, 22, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo – CIAM, o concurso público para a contratação de serviços de concepção da logomarca para o centenário do Dr. António Agostinho Neto, Primeiro Presidente da República e Fundador da Nação, que se assinala a 17 de Setembro de 2022.

“Vamos homenagear ‘Neto’, com a dignidade merecida, enquanto homem de visão global, respeitado intelectual, humanista, homem de arte e de cultura”, disse o presidente do júri, José Matuta Cuato.

O concurso, que está sob responsabilidade da Comissão Interministerial para organização das ações comemorativas ao Centenário do Presidente António Agostinho Neto, tem como júris, José Matuta Cuato (Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social), Luísa Nascimento (Ministério das Finanças), Palmira Maio (Ministério da Administração do Território), Luís Paulo (Ministério do Ambiente, Cultura e Turismo), Diogenes Pascoal Martins Pinto (Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social) e Walter André Camueler (Fundação Dr. António Agostinho Neto).

Agostinho Neto foi médico, escritor e político angolano. Foi Presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e em 1975 tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o Prémio Lenine da Paz.

Fez parte da geração de estudantes africanos que viria a desempenhar um papel decisivo na independência dos seus países naquela que ficou designada como a Guerra Colonial Portuguesa. Foi preso pela Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), a polícia política do regime Salazarista então vigente em Portugal, e deportado para o Tarrafal, uma prisão política em Cabo Verde, sendo-lhe depois fixada residência em Portugal, de onde fugiu para o exílio. Aí assumiu a direcção do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), do qual já era presidente honorário desde 1962. Em paralelo, desenvolveu uma actividade literária, escrevendo nomeadamente poemas.

No dia 17 de Setembro, Angola celebra o Dia do Herói Nacional, comemorando o dia em que Agostinho Neto nasceu.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania