Connect with us

Sociedade

Censo 2024 terá início em Julho do próximo ano

Published

on

Começa, oficialmente, no dia 19 de Julho de 2024, o Censo Geral da População e Habitação, data em que é aberta, em todo o território nacional, a recolha de dados e informações sobre as mais de 90 mil secções censitárias.

A informação foi avançada nesta quarta-feira, 22, em Luanda, pela directora-geral adjunta do Instituto Nacional de Estatística (INE) que disse que o processo de recolha de informações aos agregados tem a duração de um mês.

Anália da Silva explicou que o segundo censo vai ter como inovação o uso de equipamentos digitais para a colecta dos dados, por meio do sistema tecnológico “CAPI”, que vai permitir a realização de entrevistas assistidas por meio de um computador ou tablet.

De acordo com os dados do Censo Geral da População e Habitação realizado em 2014, Angola contava, nesta altura, com uma população de 28.4 milhões de habitantes e a taxa de fecundidade de 6,2 filhos por mulher. A taxa é mais alta nas zonas rurais, chegando a atingir 8,2 filhos.

O segundo Censo Geral da População e Habitação vai permitir saber com precisão o número de habitantes no país, quantos homens, mulheres, crianças e idosos, onde vivem e como vivem. Com esta informação, o país poderá planificar melhor a distribuição de serviços essenciais para todos os angolanos.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *