Connect with us

Sociedade

Censo 2024: prossegue recolha de dados em todo país

Published

on

Na cidade do Sumbe, capital da província do Cuanza Sul, os primeiros a serem visitados foram os sem-abrigo, que responderam atentamente as perguntas dos recenseadores.

A província conta com cerca de seis mil recenseadores que de porta a porta vão recolher todos os dados da população. Em declarações à imprensa, o administrador municipal do Sumbe apelou a colaboração das famílias.

Na província mais ao norte do país, a governadora de Cabinda apelou a todos a contarem por Angola, destacando assim a importância do Censo Geral da População e Habitação como uma ferramenta importante para a concretização das políticas públicas do país.

No Huambo, segundo o director do Instituto Nacional de Estatística, Rúben Gomes, a contagem começou de forma tranquila com os casos especiais ou seja, os sem-abrigo.

O Correio da Kianda sabe, que a Polícia Nacional, mobilizou acima de dezasseis mil efectivos da corporação para o asseguramento do Censo 2024.

Entretanto, associado a este número, o Director Nacional de Segurança Pública e Operações da Polícia Nacional, anunciou que será criada uma linha de denúncias conectada ao CISP.

De acordo com o Comissário Orlando Bernardo, a linha vai servir para os casos de intimidação aos agentes censitários e vandalização dos bens envolvidos na operação censitária.

INE garante ter alcançado objectivos do primeiro dia do Censo 2024