Sociedade
Censo 2024: mais de 70 mil agentes iniciam processo de formação
Arrancou esta segunda-feira, 09, em todo território nacional, o processo de formação dos 70 mil agentes de campo que vão trabalhar, a partir do dia 19 de Setembro, no Censo Geral da Habitação e População.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o processo não irá atrapalhar as aulas no ensino geral.
Entretanto, o especialista em gestão e administração pública Denílson Duro considera insuficiente o número de agentes para recensear mais de 30 milhões de cidadãos, nos 163 municípios do país.
Denílson entende que houve falta de observância no perfil de quem efectivamente pode ser agente do Censo, além do número de operadores.
Número de agentes censitários é insuficiente pela extensão do território nacional.
Censo Huambo
E a comissão multissectorial do Censo Geral na província do Huambo já têm disponíveis 20 mil tablets para os mais de seis mil agentes de campo que iniciaram esta segunda-feira o ciclo de formação sobre a actuação e recolha de dados.
O chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Estatística, Rúben Gomes, aponta algumas zonas de difícil acesso que poderão ser um desafio para o processo.
Já o coordenador adjunto da Comissão de apoio à realização do Censo 2024 na província do Huambo, Elmano Francisco, garante que a província já começou a rever os meios logísticos para a realização do Censo.
Setenta mil agentes de campo vão trabalhar, a partir do dia 19 de Setembro, do Censo Geral da Habitação e da População em Angola.
RafaelJosé Baptista
13/09/2024 at 10:55 am
Quero saber aonde farei a formação?