Sociedade
Censo 2024: Francisco Furtado admite insuficiência de tablets
Uma semana depois do início do Censo Geral da População e Habitação 2024, o ministro de Estado e Chefe da Casa de Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, admite insuficiência de tablets, uniformes de identificação e dificuldades de pagamento a alguns recenseadores no interior da província.
O também coordenador da Comissão Multissectorial do Censo 2024, que falava esta quarta-feira na província do Moxico, orientou o Instituto Nacional de Estatística (INE) “a resolver a situação o mais rápido possível”.
INE Malanje
E dois seguranças que controlavam as futuras instalações do INE, em Malanje, são acusados de ajudarem o grupo de criminosos que vandalizou o espaço, furtando vários materiais eléctricos, sobretudo dois geradores industriais, bem como os materiais do sistema de climatização.
A informação foi avançada pelo porta-voz do SIC Malanje, inspector chefe criminal Eusébio dos Santos, tendo adiantado que com os seguranças foram igualmente detidos os cinco assaltantes.
De acordo com o SIC, os acusados, ao arquitectarem o plano, solicitaram ajuda dos dois indivíduos para a execução do esquema, tendo o SIC tomado conhecimento.