Connect with us

Desporto

Celebramos o regresso da Champions League – Jogos de Campeões em noite especial

Published

on

Fevereiro é um mês especial por vários motivos. Celebramos alegremente o Carnaval, uma das maiores festas populares do mundo, vivemos intensamente o 14 – dia consagrado aos namorados, e também, para Angola, recordamo-nos do 4 de Fevereiro, dia consagrado ao início da Luta de Libertação Nacional. Com maior ou menor interesse, todas estas datas têm a sua importância no calendário civil nacional.

Contudo, o assunto que nos traz hoje aqui é o regresso da milionária Liga dos Campeões da Europa, justamente, a 14 de Fevereiro, para com amor, juntar-se a festa dos namorados apaixonados.

A Champions retoma para ver disputar os seus oitavos-de-final, com emparceiramentos tidos como autênticas finais. No dia 14, os italianos do AC Milan recebem os eternos desafiadores, os inglesas do Tottenham.

Os campeões italianos em título têm feito uma campanha doméstica regular, mas continua ainda na luta pelo acesso à Champions da próxima temporada. A situação do Tottenham não é muito diferente, estão, igualmente, em quinto lugar e disputam, ferozmente, por uma classificação melhor.

No outro grande jogo do dia, o PSG mede forças com o Bayern de Munique – uma final. Os franceses andam desesperados por conquistar a Champions, ao passo que os alemães pretendem mantem-se no topo da elite europeia.

Uma eliminatória de loucos, com dois planteis recheados de estrelas e um resultado simplesmente imprevisível – é o tudo ou nada para o PSG, é o orgulho para o Bayern.

Na quarta-feira, 15/02, a acção continua com outros dois jogos de peso. Os belgas do Club Brugge, a grande sensação da época, metem forças com os encarnados do Benfica. Os portugueses estão motivamos pela grande campanha que fizeram na fase de grupos, passando com distinção por colossos como o Barcelona e a Juventus. Contudo, o Brugge tem sido exemplar e não vai desperdiçar a oportunidade de sentir o gosto dos quartos-de-final da Champions.

No outro jogo da noite de quarta-feira, 15, Borussia Dortmund e Chelsea entram em acção. Os ingleses revolucionaram o seu plantel na janela de inverno e têm quase uma nova equipa. E sem grandes perspectivas ao nível doméstico, depositam todas as fichas na Champions para salvar a época – É como se fosse um animal ferido em busca da salvação.

No outro lado do campo estará uma equipa alemã em reconstrução, muito sólida e serena. Com a posição no campeonato estabilizada, com chances de assaltar a liderança, o Dortmund entra para esta eliminatória galvanizado e pronto para limpar o terreno.

Na semana a seguir, na terça-feira, 21 de Fevereiro, entram em campo os maiores. O Liverpool, altamente ferido, tem dois temas em jogo: salvar a época e resolver o “diferendo” contra o Real Madrid – já lá vão 3 sapos engasgados.

O Real Madrid é o favorito da contenda. Vai, seguramente, jogar com o momento menos bom do adversário e tem a vantagem da segunda-mão em casa. Esta será, eventualmente, a eliminatória de 1 milhão de dólares dos oitavos.

No outro jogo do dia, os alemães do Eintracht Frankfurt jogam contra o imparável Napoli. A equipa italiana está em velocidade cruzeiro no campeonato e fez uma fase de grupos espectacular. Está altamente motivada e a praticar um futebol de encher os olhos – um desafio do tamanho da imponência de Frankfurt.

A primeira-mão dos oitavos-de-final fica completa a 22 de Fevereiro com o RB Leipzig – Manchester City e o Inter Milão – FC Porto. No primeiro jogo, os ingleses são claramente favoritos e só uma grande surpresa os tira da fase seguinte. No segundo jogo, o Porto tem um embate duro diante do Inter, duas equipas que se encaixam uma na outra, prevemos uma eliminatória difícil para ambos.

Os oitavos de final serão integralmente transmitidos nos canais SuperSport, em exclusivo na DStv. 

Para mais informações, visite: www.dstvafrica.com/pt

Colunistas