Connect with us

Sociedade

CEFOJOR capacita jornalistas sobre combate à desinformação

Published

on

O Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) promoveu na manhã desta quinta-feira, por via de uma parceria com a Escola Lusa, um workshop sobre literacia mediática contra a desinformação.

A Acção formativa, que decorreu no formato online, teve como oradora a jornalista Dina Margato, tendo sido acompanhada por profissionais de órgãos públicos e privados dentro e fora do país.

Dina Margato partilhou experiências europeias e americanas como forma de alertar os participantes para o cuidado a ter com a manipulação, partilha de informação nas redes sociais, bem como as consequências que podem advir da pressa para publicar uma notícia, visando a manutenção das audiências.

Falou também do papel do jornalista, o qual consiste em desmontar qualquer tipo de notícia falsa ou desinformação num compromisso com a verdade em prol do interesse público.

Na ocasião, o Director-geral do CEFOJOR, Ikuma Bamba, demonstrou entusiasmo em actuar em parceria com a Escola Lusa, gesto replicado por Raquel Rio, representante da Agência Lusa em Angola.

De salientar que os contactos entre o CEFOJOR e a Escola Lusa, para estabelecer uma parceria, começaram em Outubro de 2022, quando ocorreu a primeira reunião entre representantes das duas instituições em Portugal. A assinatura do protocolo de cooperação está para breve.