Politica
Gabão suspenso das actividades da União Africana
A cimeira extraordinária da Comunidade dos Estados da África Central suspendeu, com carácter imediato, o Gabão de todas as actividades da União Africana e seus órgãos até à normalidade institucional. Do mesmo modo, o país foi também suspenso da CEEAC, até retornar à normalidade da ordem constitucional.
Convocada na sequência do Golpe de Estado no Gabão, que resultou na deposição do Presidente Ali Bongo, a cimeira decorreu esta segunda-feira, 04, na Guiné Equatorial.
Ali Bongo Ondinga era o presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central. No seu comunicado final, a cimeira apelou “que se garanta a integridade física do presidente deposto e sua família e assegure os direitos fundamentais em todo território nacional”.
Foi decidido ainda que a Presidência da CEEAC seja assumida pela Guiné Equatorial, “conforme rezam os estatutos da organização que prevê o preenchimento da vacatura do Presidente pelo vice-presidente”.
A Comunidade é constituída por Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Tchad, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Rwanda, São Tomé e Príncipe e República Democrática do Congo (RDC).
O Presidente da República, João Lourenço, que participou da cimeira, já se encontra em Luanda tendo regressado na ao país na noite de ontem.