Politica
CEEAC mantém suspensão do Gabão da organização regional
Os Estados membros participantes da Cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Central, na cidade de Djibloho, na Guiné Equatorial, decidiram manter a suspensão do Gabão da condição de membro da organização regional.
De recordar, que após o golpe de Estado no Gabão, no passado 30 de Agosto, que resultou na deposição do presidente Ali Bongo, o país foi suspenso da CEEAC, até retornar à normalidade da ordem constitucional. Ali Bongo Ondinga era o presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Central, com isso, a liderança da organização foi assumida pela Guiné Equatorial.
A cimeira de hoje pretendia analisar a situação de crise política vigente no Gabão e apreciar a proposta de financiamento para apoiar a missão de facilitação da organização daquele país.
A Comunidade Económica dos Estados da África Central é um bloco económico sub-regional integrado agora por dez países, nomeadamente Angola, Burundi, Camarões, Tchad, Guiné Equatorial, República Centro Africana, São Tomé e Príncipe, Congo, República Democrática do Congo e Rwanda.
O Presidente da República, que havia viajado para participar da reunião, já se encontra em Luanda.