África
CEDEAO anuncia início das obras da auto estrada que liga Costa do Marfim à Nigéria
As obras de construção auto estrada que ligará cinco países da África Ocidental, também conhecido como Corredor Abidjan (Côte d’Ivoire) -Lagos (Nigéria) arranca já no início de 2026, com o objectivo de desenvolvimento o comércio no continente.
Orçada em mais de 15 bilhões de dólares, o projecto prevê uma estrada de 1.028 milímetros de extensão com seis falhas de rodagem em cada sentido de trânsito. Entretanto, na Nigéria a via deverá ter oito faixa de trânsito para cada sentido.
O anúncio, na semana finda foi da Comunidade Econômica de Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO) em parceria com o Banco Africano de Desenvolvimento.
A referida via, denominada de Corredor, parte de Abidjan, capital da Côte D’Ivoire, passa pelas cidades de Acra (Ghana), Lomé (Togo), Cotonou (Benin) e termina em Lagos, maior cidade da Nigéria, totalizando 1.028 Kilómetros.
Na semana finda foram realizadas reuniões técnicas envolvendo os cinco Estados membros, que depois de analisados os detalhes técnicos e o estudo de viabilidade anunciaram o arranque.
Em termos de financiamento, o projecto conta com o grupo BAD, parceria público-privados, bem como com distribuições dos Estados membros, que se responsabilizam pela empreitada dentro do seu território.
A iniciativa visa impulsionar o comércio regional, reduzir o tempo das viagens dos camiões que transportam mercadorias de um país para outro e conectar países como Burkina Faso, Mali e Níger.
A meta é que o projecto seja concluído em 2030.
Numa primeira fase estão disponíveis 15,6 bilhões de dólares arrecadados no Fórum africano de Investimento, realizado em 2021.