Connect with us

Sociedade

CEAST denuncia presença de falso bispo em Angola

A Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST) denuncia a presença em Angola de um falso bispo católico, Filipe Cupertino Teixeira, proveniente de Cabo Verde.

Published

on

De acordo com uma nota de imprensa que a Angop teve acesso hoje (quarta-feira) afirma que obteve uma informação a partir da igreja católica cabo-verdiana de que se encontra na província de Cabinda um indivíduo que se faz passar de bispo católico.

O documento ressalta que o falso prelado já passou por Cabo Verde onde foi descoberto pelas autoridades competentes e após a sua divulgação ao público desapareceu deste país.

“O mesmo usa indevidamente as vestes litúrgicas da Igreja Católica Roma Apostólica, confundido e despistando desta maneira as pessoa menos atentas”, lê-se na nota.

Segundo a Ceast, o bispo, na igreja católica, é nomeado única e exclusivamente pelo Santo padre (Cfr. Cânone 377,1) que o coloca à frente de uma diocese, canonicamente chamada igreja particular (Cfr. Cânone 391,1).

Para pôr cobro a está situação, a Ceast informa aos fiéis católicos que não devem participar das celebrações deste falso bispo.

 

(Com Angop)