Sociedade
Cazenga: surgimento de água no solo força famílias a abandonar residências no Curtume
O surgimento de água que nascem do solo vulgo “salobra”, na zona do Curtume, no município do Cazenga, em Luanda, já forçou até ao momento que mais de 100 famílias abandonassem as suas residências, procurando refúgio em outros bairros de parentes na capital do país.
Em época de chuva, de acordo com os moradores, a situação tende a piorar, causando mal cheiro, o que coloca em risco a saúde e segurança das famílias da zona.
Os moradores que dizem que o bairro está esquecido pelas autoridades, descrevem o cenário do bairro com as águas salobras como sendo triste e desumano que angolanos continuem a viver em condições totalmente difíceis.
“As pessoas estão a abandonar as casas devido este problema meu irmão. As casas abandonadas são agora sítios para os marginais. Para administradora, nós estamos esquecidos, eles só olham no Tala Hady Tala Alice, aqui não somos pessoas”, lamentou.
Já o secretário municipal da UNITA, Jeremias Mahula, que visitou o local esta semana, lamentou a situação e instou as autoridades a colmatar o problema porque passam as famílias naquela zona do município do Cazenga.
“Estamos preocupados com esta situação da população deste bairro, as condições são difíceis”, vincou.