Economia
Catoca já tem novo director-geral
A 64ª sessão extraordinária da Assembleia Geral da Sociedade Mineira de Catoca, realizada hoje, em Luanda, elegeu o angolano Benedito Paulo Manuel (na foto) ao cargo de novo director-geral desta empresa diamantífera do País.
O novo director-geral sucede Sergei Amelin, russo de nacionalidade, que após três anos de mandato colocou o seu cargo à disposição esta semana (terça-feira), para assumir novos desafios.
O angolano Benedito Paulo Manuel, de 51 anos de idade, é funcionário sénior de Catoca, tendo ocupado cargos de chefe de sector de formação, de gabinete de programação e director geral adjunto para área social, respectivamente.
Mestre em estruturas metálicas, em Gestão na ISECK-Kharkov (Ucrânia) e Espanha respectivamente, o novo gestor torna-se no segundo angolano e o quarto dos directores a ocupar este cargo na quarta maior empresa diamantífera do mundo.
A 64ª Assembleia Geral de Catoca, que foi dirigida pelo presidente do Conselho de Administração da Endiama, Ganga Júnior, apreciou e aprovou a cabimentação do orçamento da empresa 2017/18, a facturação, os lucros, análise dos kimberlitos das concessões do Luaxe, Tchiuzo e o Cat-E 42.
Catoca, situada na província da Lunda Sul, é a quarta maior mina do mundo explorada a céu aberto.
A Sociedade Mineira de Catoca é uma Empresa angolana de prospecção, exploração, recuperação e comercialização de diamantes, constituída pela Endiama (Angola), Alrosa (Rússia), Lev Leviev International – LLI (China) e Odebrecht (Brasil).
Catoca é a maior empresa no subsector diamantífero em Angola, sendo responsável pela extracção de mais de 75% dos diamantes angolanos.