Sociedade

Casos de abusos sexuais no seio familiar aumentam durante a quadra festiva, afirma Polícia Nacional

Publicado

em

A Polícia Nacional afirmou que comparativamente a passagem de ano de 2024/2025 e 2025/2026, nesta quadra festiva, registou-se um aumento de casos de abuso sexual no seio familiar, numa margem de 66 por cento.

Segundo o Comandante Geral da Polícia Nacional e Comissário Francisco Ribas, durante a quadra festiva, foi realizada a Operação Sentinela, da qual “foram obtidos bons resultados”.

Destes resultados, houve a redução de casos de homicídios voluntários e a redução de seis por cento relativamente aos roubos.

“Comparativamente ao ano 2024, do trabalho realizado na passagem de ano de 2025 a 2026, houve uma redução de mais de cem por cento dos homicídios voluntários, que era um dos nossos propósitos. Também tivemos uma redução de quase seis por cento relativamente aos roubos, já não tivemos os mesmos resultados nos furtos. O que tivemos um aumento é o abuso sexual que ainda continua a ser uma das grandes preocupações que teve um aumento de sessenta e seis por cento. Aqui dizer que a maioria desses crimes ocorreram no seio familiar e, sobretudo, por alguma distração dos responsáveis, dizer que os resultados alcançados consideramos ser positivos ao nível do país pelo facto de termos garantido segurança em todas as artérias do país”, disse.

O Comandante parabenizou os efectivos da Polícia Nacional que estiveram em prontidão durante a Operação Sentinela e realçou que “a colaboração da população foi imperiosa para o sucesso da operação”.

“Também queria aqui enaltecer o empenho, dedicação, disciplina e espírito patriótico de todo efectivo envolvido na Operação Sentinela, que contou também com o apoio da população que de certo modo, abraçou os conselhos úteis e seguiu as directrizes dos órgãos envolvidos no asseguramento e isto permitiu que a missão fosse cumprida com êxito”, frisou.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version