Politica
Caso positivo no BP do MPLA obriga PR reunir ao ar livre
Um dia após um membro do Bureau Político do MPLA ter testado positivo ao coronavírus, o Presidente da República reuniu com a Comissão Multissectorial de Combate à Covid-19, num processo de auscultação onde foram decretadas as medidas excepcionais para as províncias de Luanda e o município do Cazengo, sede da província do Cuanza Norte.
Segundo fontes do palácio presidencial, a reunião ao ar livre deve-se à situação epidemiológica da actual doença no país, caracterizada pelo aumento do número de casos positivo da Covid-19 nos últimos dias.
Na sequência da reunião foi imposta a baixa da força de trabalho para até um mínimo de 30 por cento, uso obrigatório de máscaras na via pública, redução de horário em instituições públicas e estabelecimentos comerciais.
Por outra, a comissão avaliou e aprovou medidas que implicam multas que variam entre 100 mil e 250 mil kwanzas para quem violar de forma activa e passiva a cerca sanitária, além de comparticipar com os custos decorrentes da quarentena institucional e do eventual teste da Covid-19.
Para a venda ou compra nos mercados ambulantes em horários ou dias não autorizados, a penalização varia entre 10 mil e 25 mil kwanzas, quanto o não uso de máscara gera uma multa de cinco a dez mil kwanzas e aglomerações não autorizadas passam a ser tipificadas como crime de desobediência. As medidas entram em vigor na madrugada de quinta-feira, 09.