Ligar-se a nós

Politica

Caso positivo no BP do MPLA obriga PR reunir ao ar livre

Publicado

em

Um dia após um membro do Bureau Político do MPLA ter testado positivo ao coronavírus, o Presidente da República reuniu com a Comissão Multissectorial de Combate à Covid-19, num processo de auscultação onde foram decretadas as medidas excepcionais para as províncias de Luanda e o município do Cazengo, sede da província do Cuanza Norte.

Segundo fontes do palácio presidencial, a reunião ao ar livre deve-se à situação epidemiológica da actual doença no país, caracterizada pelo aumento do número de casos positivo da Covid-19 nos últimos dias.

Na sequência da reunião foi imposta a baixa da força de trabalho para até um mínimo de 30 por cento, uso obrigatório de máscaras na via pública, redução de horário em instituições públicas e estabelecimentos comerciais.

Por outra, a comissão avaliou e aprovou medidas que implicam multas que variam entre 100 mil e 250 mil kwanzas para quem violar de forma activa e passiva a cerca sanitária, além de comparticipar com os custos decorrentes da quarentena institucional e do eventual teste da Covid-19.

Para a venda ou compra nos mercados ambulantes em horários ou dias não autorizados, a penalização varia entre 10 mil e 25 mil kwanzas, quanto o não uso de máscara gera uma multa de cinco a dez mil kwanzas e aglomerações não autorizadas passam a ser tipificadas como crime de desobediência. As medidas entram em vigor na madrugada de quinta-feira, 09.




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD