Ligar-se a nós

Politica

Caso Manuel Vicente: pouca cooperação internacional dificulta conclusão do processo

Publicado

em

O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Grós, disse esta quinta-feira, 06, que o órgão que dirige “continua dependente” da cooperação internacional para concluir o processo-crime contra o ex-vice-Presidente angolano Manuel Vicente, admitindo que esta nem sempre corresponde ao desejável.

Hélder Pitta Grós garantiu que a PGR continua a trabalhar com “paciência e serenidade” para esclarecer o caso que envolve o também ex-presidente da empresa petrolífera estatal, Sonangol.

“Estamos a trabalhar nesse processo, ir recolhendo a prova nem sempre é fácil. Sabem que o engenheiro Manuel Vicente está no exterior, esses crimes financeiros são cometidos em vários países, temos de depender muito da cooperação de outros países, das informações que possamos receber e esses países também têm as suas estratégias, têm as suas políticas e nem sempre correspondem na medida em que nós precisamos”, afirmou o magistrado.

“Isso é um conjunto de situações que fazem com que não tenhamos sempre notícias para dar, mas temos de ter paciência e serenidade para trabalhar”, salientou.

Recorde que, desde 2022 que as autoridades em Angola assumiram estar a trabalhar num caso contra Manuel Vicente, que gozou de imunidades legais para os titulares de cargos públicos durante cinco anos, após a sua saída do executivo, na altura liderado pelo ex-chefe de Estado José Eduardo dos Santos, que expiraram em setembro de 2022.

Sobre o antigo vice-presidente recaem suspeitas de estar ligado a esquemas de corrupção e branqueamento de capitais enquanto exercia funções na Sonangol.

Por outro lado, o Procurador-Geral da República assegurou que o combate à corrupção no país não abrandou, apontando os processos investigativos e detenções de altos funcionários da Administração Geral Tributária (AGT) e do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), que disse resultarem de um trabalho conjunto entre a PGR e o Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD