Connect with us

Sociedade

Caso IURD: julgamento será realizado no dia 25 deste mês

Published

on

A Procuradoria-Geral da República já remeteu ao Tribunal Provincial de Luanda o processo do conhecido caso IURD Angola para início do julgamento, que será realizado na quarta-feira da próxima semana, 25 de Agosto.

A informação foi avançada, ontem, pelo porta-voz da Procuradoria-Geral da República, Álvaro João, estando agora a depender do Tribunal de Luanda.

“Confirmo que, de facto, o Ministério Público formulou a acusação no processo do conhecido caso IURD Angola e o remeteu em tribunal para julgamento. Junto desta instância do Tribunal, foi requerida a instrução contraditória, e o processo vai conhecer esta fase, que é dirigida pelo juiz da causa”, disse em declarações à Rádio Nacional de Angola.

O processo IURD Angola envolve vários dirigentes e membros da Igreja Universal, acusados de associação criminosa e branqueamento de capitais. Entre os arguidos soltos estão, Honorilton Gonçalves da Costa, ex-representante máximo da Igreja em Angola, Fernando Henriques Teixeira, ex-director da Record TV África, bispo António Pedro Correia da Silva e o pastor Valdir de Sousa dos Santos, na sua maioria estrangeiros.

Ainda de acordo com a RNA, os advogados dos arguidos solicitaram ao Tribunal Provincial de Luanda a “instrução contraditória” do caso, já aceite pelo juiz da causa, uma fase opcional do processo penal que decorre depois da acusação em função de discordância dos fundamentos da formulação da acusação.

Por Pedro Kididi

Colunistas