Connect with us

Bastidores

Casa Civil suspende tomada de posse do novo Governador do Cunene

Published

on

Informações apuradas pelo Correio da Kianda, dão conta que, mais uma vez, a semelhança do caso Mediateca do Bié, onde o Presidente da República terá sido enganado com dados falsos, novamente lhe foi feito uma proposta de um cidadão com suspeitas de crime , o que levou os auxiliares de João Lourenço a alertarem ao Presidente da República, a recuar na decisão de nomear , Sérgio Leonardo Vaz.

O novo Governador do Cunene nomeado recentemente pelo presidente João Lourenço, foi impedido de tomar posse pelos serviços da Presidência por estar envolvido em actos de corrupção na província do Cunene.

De acordo com informações que chegam de Odjiva, o homem que liderou o Conselho Provincial da Juventude, a JMPLA e até ser eleito Deputado a Assembleia Nacional, está metido numa teia de corrupção e tráfico de influências, pois foi durante anos testa de ferro do malogrado Governador Didalewa.

A fonte, garante que foi por ele que passaram os contratos milionários de obras na província do Cunene. A ele é atribuída a responsabilidade de ter comprado cinquenta viaturas top de gama e que terão sido desviadas.

O actual governador é apontado como tendo oferecido viaturas aos familiares e amigos.

Por esta razão, há vários inquéritos abertos para apurar as denúncias. Fala-se mesmo de um ambiente de crispação no Cunene pois, ontem 24 de Janeiro de 2020 uma equipa mulrisectorial integrada pelo General Miala chefe da Secreta e do ministro do interior Eugénio Laborinho trabalhou para averiguar as informações. Ao que tudo indica são verdadeiras e que neste momento, está ser sondada uma outra figura para ser nomeada Governador do Cunene.

O Presidente da República após ter sido informado, cancelou a tomada de posse de Sérgio Leonardo Vaz, previsto para o dia de ontem sexta-feira, ( 24) em conjunto com outros nomeados, o que acabou por ser apenas Sérgio de Souza Santos, o novo Ministro da Economia e Planeamento, que substituiu Manuel Neto da Costa.