Connect with us

Mundo

Casa Branca despede cinco assessores por consumo de cannabis

Redação

Published

on

Apesar de ter relaxado as políticas em relação ao uso de drogas ligeiras pelo pessoal, a Casa Branca despediu cinco assessores devido ao consumo passado de narcóticos, que é legal em diversos Estados.

Depois de o site Daily Beast ter noticiado o afastamento dos cinco assessores por consumo de cannabis, a porta-voz da Casa Branca esclareceu que “houve factores adicionais” no caso de “um pequeno número de indivíduos que foram afastados”, garantindo que se mantém a política de maior flexibilidade em relação a consumo passado de drogas ligeiras entre o “staff”.

“Trabalhamos em coordenação com os serviços de segurança para nos assegurarmos de que mais pessoas têm a oportunidade de prestar serviço do que teriam no passado com o mesmo nível de consumo recente de narcóticos”, disse Jen Psaki à AP.

O consumo recreativo de cannabis – ou, como é conhecida nos Estados Unidos, marijuana – é legal em 15 Estados e no distrito de Washington, D.C., apesar de uma proibição a nível federal.

Todo o pessoal da Casa Branca que lida com questões de segurança é sujeito a uma avaliação que inclui o uso de narcóticos, sendo critério de exclusão a utilização de drogas pesadas.

Em relação à cannabis, a política da Administração Biden permite o consumo até 15 vezes no último ano.

A maior flexibilidade em relação a drogas ligeiras tem-se estendido também à Administração Pública, com o Gabinete de Gestão de Pessoal a divulgar recentemente instruções no sentido de que um trabalhador não deve ser excluído apenas pelo consumo passado de cannabis.

Na contratação, os casos serão futuramente avaliados consoante o nível de consumo e a natureza da posição em causa, de acordo com o mesmo organismo.

Por Lusa 

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (24)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (86)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (19)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2021 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD