Politica
Casa Branca com portas abertas para João Lourenço
O Presidente da República, João Lourenço, será recebido por Joe Biden numa audiência formal na Casa Branca, prevista para decorrer no próximo mês de Maio, no mesmo período em que será celebrado o terceiro decénio das relações bilaterais.
Fonte do Correio da Kianda revelou-nos que o agendamento de tal encontro foi um dos temas avançados pelo Coordenador Especial do Presidente Joe Biden para Parcerias, Infra-estruturas e Investimentos Globais, durante visita à Cidade Alta, a 08 de Fevereiro.
A visita de Hamos Hochstein, sucedeu a do ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, o que, segundo analistas, torna Angola, hoje, “num verdadeiro campo de batalha”, entre os EUA e a Rússia, com o Governo angolano cada vez mais a ceder à pressão norte-americana para que os russos coloquem termo à guerra na Ucrânia.
Tal aproximação teve início no segundo semestre de 2022, com o apoio dos Estados Unidos à reeleição de João Lourenço, tendo se fortalecido após a participação de Angola na cimeira EUA-Africa, em Dezembro, em Washington.
Aproximação esta que não está a ser bem vista pelos russos, com Moscovo a anunciar a Cimeira Rússia-África em finais de Julho, numa clara tentativa de manter por perto os países africanos.
De recordar que em Dezembro estava previsto que João Lourenço reunisse às portas fechadas com Joe Biden, em Washington, encontro este que irá decorrer ainda no primeiro trimestre deste ano.